sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Segurem-me que eu vou-me a eles


Segurem-me que eu vou-me a eles. A quem? Aos senhores do Holmes Place de Algés, que me estão a ligar todos os dias desde setembro. É sempre a partir das 11h começa a vibrar, a luz a acender e a apagar,  aquele número acabado em 00... 

Um dia, sem saber de que se tratava, cometi o erro de atender: "olá, bom dia. Estou a falar com a dona Ana?". E é isto que me irrita, eu percebo que seja o trabalho deles. Eu percebo que ninguém gosta de ser incomodado, mas que se eles não fizerem isso são despedidos. Mas ao menos podiam ensinar-lhes as regras básicas -que infelizmente já não são tão básicas assim - da educação. Este senhor disse uma frase e conseguiu dar três erros que fariam as minhas avós desligar-lhe o telefone (não o fariam sem antes dizer com licença e explicar porquê, claro). Vamos por partes:

Olá, bom dia -tudo certo 
Estou a falar com a dona A.? - tudo errado. Tão errado que até me dá urticária. Primeiro porque é que eu hei-de responder a alguém que nem sequer se apresentou? Podia ser um psicopata e eu a dizer-lhe "sim, sim senhor psicopata. Já agora dá-lhe jeito a minha morada?". Depois, DONA A.?? Mas o que é isto das donas e dos senhores primeiros nomes?? Quanto muito está a falar com a Senhora Dona A. ou então com a Senhora inserir apelido. O mesmo se verifica nos homens, ninguém liga ao senhor Manuel, uma pessoa liga ao senhor Manuel Bento, ou ao senhor Bento. 

Claro que a conversa já tinha tudo para correr mal. Mas como o rapaz (pela voz não devia ter mais de vinte-e-poucos anos) não tem culpa que não o ensinem, lá continuei. Expliquei-lhe que estava a trabalhar e se me podia ligar mais tarde. Disse que sim. 

E lá chegou o dia, à hora de almoço. Escusam de imaginar o armagedão, eu conto tudo:

Eu: estou. sim?
HP: olá bom dia! estou a falar com a dona A.?
Eu: (revirar de olhos) está sim.
HP: sabe dona A. estamos a ligar-lhe do Holmes place de algés...
Eu: pois... Mas é hora de almoço, como deve calcular não vou falar de ginásios agora (até porque o meu bife com batatas fritas era bastante mais apetecível)
HP: então qual a melhor hora para lhe ligar?
Eu: ao fim do dia.
HP: tenho-lhe ligado a essa hora mas está a trabalhar.
Eu: (segundo revirar de olhos) pois, mas eu não tenho horas para sair.
HP: de manhã posso ligar-lhe?
Eu: (almoço a arrefecer) totalmente impossível,
HP: humm....
Eu: (antes que aquilo continuasse) está visto que também não tenho tempo para o que quer que me vá oferecer, dar a conhecer ou convidar. Muito obrigada, bom dia e continuação de um bom trabalho.
HP: pois, pois... Boa tarde...

Sem comentários:

Enviar um comentário